18 de dezembro de 2017

Os desafios da maternidade





O teste de farmácia indica que sim e o exame de sangue evidencia a boa notícia. Você quer espalhar para Deus e o mundo, mas é melhor esperar até o 3° mês. Finalmente ele chega, seus familiares e amigos lhe parabenizam... E você começa a se preparar para receber seu bebezinho, inicia o pré-natal, as consultas ao médico são frequentes. Sua alimentação muda... frutas, legumes, litros e mais litros de água por dia, vitaminas, caminhadas. Você começa a seguir no Instagram futuras ou mamães, pesquisa livros sobre a maternidade, e as roupas? O quarto e o nome? Será que ele vai gostar? Tudo ao seu redor passa a girar em torno de um serzinho que nem imagina o que está acontecendo do lado de fora.
Você acredita que tudo que sonhou saia exatamente como planejou, mas a vida não segue uma regra. Pelo contrário, ela adora trabalhar com imprevistos.
Ser mãe é algo que vai muito além da ordem. Quando você tem um filho, automaticamente você é levada para outra dimensão, zona de conforto? Comodismo? Palavras totalmente desconhecidas quando você se torna mãe.
Ter um filho é aprender a buscar respostas, é decifrar o choro, é ser heroína todos os dias sem ganhar nenhum mérito. É ser paciente, olhar a roupa limpa que acabou de ser trocada cheia leite e quando você se prepara para dá uma bronca, ele gargalha e você se derrete.  
Você vai ser mãe e uma coisa eu te digo: mesmo planejando, organizando, analisando tudo nos mínimos detalhes, você terá surpresas. São meses de adaptação, você pensa que não vai dá conta… e acaba não dando. Você quer dormir um pouco mais, o que consegue com sorte são 4 horas de sono.  Você vai querer chorar, implorar por colo, vai tentar achar respostas em livros, sites, bula...improvável ou  não, seu filho é quem dará as respostas.
Os sorrisos gratuitos, a mão na boca querendo dizer que está mandando beijos, o aconchego nos seus braços na hora de dormir, a tentativa de chamar “mama”... com certeza você vai desejar que o tempo congele.
Quando você se tornar mãe, eu desejo que viva essa experiência intensamente, curta  cada minutinho, aproveite os choros, as birras, as noites em claro, o corpo febril depois das vacinas, a bagunça que ficou espalhada pela casa.
Eu tinha um plano, achava que tinha tudo sob controle. Eu pensei que fosse uma mãe multifunção, que lava, passa, cozinha, brinca, pula, conta histórias. Mas minha filha veio me tirar da zona de conforto. Ela me mostrou que além de mãe, sou humana. Me canso, me estresso, contudo não deixo de ser uma mãe carinhosa e dedicada. Ela me mostrou que a bagunça espalhada pela casa, a louça na pia, a roupa para estender e o arroz queimado fazem parte. Ela me transformou. Me tornou uma pessoa mais determinada, segura, destemida, muito diferente do que eu era. Aprendi que nada te prepara para ter um filho, nada te prepara para se tornar forte, corajosa e firme.
Então você vai ser tornar mãe e quando  for deitar na cama exausta, vai perceber um sorriso involuntário no canto do rosto, porque mesmo cansada estará satisfeita, completa...Ser mãe justifica e valida a vida.



0 comentários:

 

Primeiro Livro © 2012 - Todos os Direitos Reservados. Amanda Cristina